Resolução da ONU pede fim da perseguição contra cristãos no Irã

  • 28/11/2025
Resolução da ONU pede fim da perseguição contra cristãos no Irã
Resolução da ONU pede fim da perseguição contra cristãos no Irã (Foto: Reprodução)

O Terceiro Comitê da Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução denunciando a perseguição contra cristãos no Irã.

O Comitê, conhecido como Comissão de Assuntos Sociais, Humanitários e Cultural (SOCHUM), divulgou o documento neste mês, expressando preocupação com o "aumento do assédio, intimidação, perseguição, prisão e detenção arbitrárias e incitação ao ódio que pode levar à violência contra pessoas pertencentes a minorias religiosas reconhecidas e não reconhecidas, incluindo cristãos (particularmente convertidos do Islã)".

A resolução – aprovada por 79 votos a favor, 28 contra, com 63 abstenções – também mencionou as "restrições ao estabelecimento de locais de culto" e apelou ao governo iraniano para acabar, na lei e na prática, com todas as formas de discriminação com base na religião.

Grande parte dos países que votaram contra a resolução estão na Lista Mundial da Perseguição 2025 da Portas Abertas, onde cristãos enfrentam diferentes formas de perseguição, como China, Coreia do Norte, Índia, Eritreia, Iraque e Cuba. O Brasil se absteve da votação.

No Comitê, o documento foi apresentado pelo representante do Canadá, que declarou que as minorias religiosas no Irã "continuam sofrendo discriminação, violência e perseguição enraizadas, refletindo um padrão deliberado e persistente de desrespeito aos direitos humanos e ao Estado de Direito".

O representante do Reino Unido afirmou que "a mídia ligada ao Estado intensificou a busca de bodes expiatórios e incitação contra minorias religiosas, em particular os bahá'ís e cristãos".

O documento ainda pediu que o Irã liberte todos os iranianos que foram presos devido a sua fé e que pare de vigiar cidadãos por causa de sua crença. 

Cristãos presos

A ONU também condenou o uso do Artigo 500 pela Justiça do Irã para acusar cristãos de “propaganda contra o regime” e sentenciá-los à prisão.

De acordo com a Relatora Especial da ONU sobre a Situação dos Direitos Humanos no Irã, Mai Sato, entre 24 de junho e 31 de julho, pelo menos 96 cristãos foram presos por atividades religiosas no Irã.

O país ocupa a 9ª posição da Lista Mundial da Perseguição 2025 da Missão Portas Abertas.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/resolucao-da-onu-pede-fim-da-perseguicao-contra-cristaos-no-ira.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Love Note

Izzy Moscardi

top2
2. João

Oficina G3

top3
3. Mire as Estrelas

Rosa de Saron

top4
4. Autor da Vida

Aline Barros

top5
5. Amigos Pela Fé

Anjos de Resgate

Anunciantes