Israel rebaixa laços com o Brasil após país rejeitar novo embaixador israelense

  • 26/08/2025
Israel rebaixa laços com o Brasil após país rejeitar novo embaixador israelense
Israel rebaixa laços com o Brasil após país rejeitar novo embaixador israelense (Foto: Reprodução)

O Ministério das Relações Exteriores de Israel confirmou que os laços diplomáticos com o Brasil foram reduzidos a um “nível baixo”, após o governo brasileiro rejeitar a nomeação de Gali Dagan como novo embaixador israelense, levando Israel a retirar oficialmente sua indicação.

“Após o Brasil, de forma incomum, ter deixado de responder ao pedido de agrément do embaixador Dagan, Israel retirou a solicitação, e as relações entre os dois países passaram a ser conduzidas em um nível diplomático inferior", declarou o órgão diplomático israelense.

O Ministério também destacou que a a “linha crítica e hostil que o Brasil tem demonstrado em relação a Israel” se agravou desde o início da guerra provocada pelo ataque terrorista do Hamas em 2023, sendo ainda mais “intensificada” pelas declarações feitas ao longo do conflito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ministro da Defesa, Israel Katz, usou a plataforma X (antigo Twitter) para criticar publicamente a postura do presidente brasileiro.

“Como Ministro da Defesa de Israel, afirmo: saberemos nos defender contra o eixo do mal do islamismo radical, mesmo sem a ajuda de Lula e seus aliados.”

Quando o presidente do Brasil, Lula @LulaOficial, desrespeitou a memória do Holocausto durante meu mandato como Ministro das Relações Exteriores, declarei-o persona non grata em Israel até que pedisse desculpas.Agora ele revelou sua verdadeira face como antissemita declarado e… pic.twitter.com/O0rzmTYqPA

— ישראל כ”ץ Israel Katz (@Israel_katz) August 26, 2025

“Vergonha para o maravilhoso povo brasileiro e para os muitos amigos de Israel no Brasil que este seja o seu presidente. Dias melhores ainda virão para a relação entre nossos países.”

Declínio da relação Brasil-Israel

Lula foi declarado “persona non grata” por Israel após acusar o país de cometer genocídio em Gaza, utilizando referências ao Holocausto para sustentar sua afirmação.

Na época, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu criticou os comentários de Lula como "vergonhosos... Isso é uma forma de banalizar o Holocausto e tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel de se defender".

O Brasil também se uniu à África do Sul no processo movido contra Israel na Corte Internacional de Justiça, em Haia, reforçando as acusações de genocídio feitas pelo presidente Lula.

Em julho, o Brasil anunciou sua saída da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto, organização da qual era membro observador desde 2021.

Como membro do BRICS, o Brasil mantém relações diplomáticas com o Irã, apesar dos ataques promovidos pelo regime iraniano contra o Estado de Israel, incluindo ações contra civis, e de seu extenso histórico de violações dos direitos humanos.

Desde que retirou seu último embaixador no ano passado, o Brasil permanece sem representação diplomática em Israel.

Em contrapartida, o Parlamento brasileiro aprofundou, em dezembro de 2024, seus laços legislativos com Israel, em uma reação direta à política externa do presidente do Brasil.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/israel/israel-rebaixa-lacos-com-o-brasil-apos-pais-rejeitar-novo-embaixador-israelense.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Love Note

Izzy Moscardi

top2
2. João

Oficina G3

top3
3. Mire as Estrelas

Rosa de Saron

top4
4. Autor da Vida

Aline Barros

top5
5. Amigos Pela Fé

Anjos de Resgate

Anunciantes